Casar-se é um dos momentos mais marcantes na vida de duas pessoas. Mas para que esse sonho não se torne um verdadeiro pesadelo é importante ter planejamento na organização do evento. Claro que são muitos detalhes, por isso saber por onde começar a planejar o casamento é o segredo para que tudo saia perfeito.

Dúvidas das noivas

Organizar a festa não precisa ser a parte chata dos preparativos, pelo contrário. Por isso, antes de chegar ao altar é necessário seguir alguns passos que vão em direção ao planejamento, evitando as indesejáveis situações de estresse. 

Quer saber quais são eles? Então respire fundo e confira dicas incríveis sobre como planejar o casamento!

 

Comunique as pessoas mais próximas sobre a data 

A data merece comemoração e quem melhor do que nossos amigos e familiares para celebrar este momento tão marcante?

Assim, informe inicialmente as pessoas mais próximas do casal sobre o casamento e se necessário organize um evento pequeno e comunique todos da decisão dos pombinhos.

 

Faça a lista de convidados

A lista de convidados é um grande passo na organização de um casamento, afinal, com base nela serão definidos os custos envolvidos em toda celebração. Contudo, algumas dúvidas podem surgir com relação à quantidade de pessoas que serão convidadas. 

Em primeiro lugar, separe todos em grupos de famílias e, sem seguida, passe para os amigos. Seguindo essa ordem é quase impossível esquecer qualquer pessoa e ainda podem classificar por grau de afinidade.

E falando sobre isso, antes de convidar alguém se questione sobre a frequência que encontram essa pessoa, qual a última vez que falou com ela, entre outros detalhes que vão definir o nível de relacionamento que possui. Com essas respostas fica mais fácil decidir quem deve ou não incluir na lista de convidados e iniciar o desenvolvimento dos convites para entrega.

 

Defina a verba para o casamento

Caixinha Lua de mel

 

 

Todo mundo gostaria de ter o casamento dos sonhos, mas antes de começar as contratações é interessante definir a verba disponível para o planejamento. Nesse momento, verificar as reservas financeiras é essencial para não ter prejuízos no final da festa. Confirmar se terão ajuda nos custos de familiares e padrinhos também é uma ótima decisão. 

 

Escolha o tipo de recepção

O casamento será realizado em que lugar? Será um almoço ou jantar? Escolher o tipo de recepção é também definir o estilo da festa, de acordo com as preferências dos noivos. Com certeza, você já fez alguns orçamentos e pesquisas sobre tendências em casamentos, não é mesmo? 

Agora, chegou o momento de decidir qual a melhor opção! Lembre-se de que, os custos também entram em pauta, então é legal levar em consideração a renda disponível para contratar o local mais adequado, incluindo chácaras, salões de festas, igrejas, restaurantes etc. 

 

Defina o cardápio

Menu para casamento - papelaria de casamento

 

A comida é outro detalhe importante quando o assunto é planejar o casamento. Definiu o tipo de recepção? Então precisa passar para a próxima fase: a de experimentar as comidas que serão servidas na festa. 

Considerado um dos momentos mais delicados e exigentes, a escolha do cardápio precisa levar em conta outros detalhes que envolvem o clima, o horário, o estilo da festa e a diversidade dos pratos. 

E tratando-se de menu de degustação, existem várias possibilidades. Além do tradicional almoço ou jantar, os noivos podem escolher outros estilos como: finger foods, coquetéis, self-service, entre outras sugestões que vão além da criatividade.

Contrate a cerimonialista

Bom, até aqui vocês definiram a data, a lista de convidados, a verba, o local para recepção e cardápio. Mas ainda faltam alguns detalhes. Mas fiquem tranquilos, pois a contratação de uma cerimonialista nessa hora é a melhor coisa a se fazer. 

Além de ajudar a resolver os próximos passos, esse profissional pode indicar fornecedores, bons fotógrafos, decoradores e músicos. Em outras palavras, ter uma ajudinha extra sempre é bom para que nada saia errado!

E agora? Já podem subir no altar mais aliviados? Espero que nossas dicas sobre por onde começar a planejar o casamento tenham ajudado. Ficou com alguma dúvida ainda? Então deixe o seu comentário em nosso post que teremos prazer imenso em responder!