Há alguns anos, quando era cultural a família da noiva oferecer “dotes” ao pretendente, foi preciso criar uma alternativa para aquelas de origem mais simples. Afinal, o sonho de encontrar o príncipe encantado e viver feliz para sempre não escolhe classe social, não é? Foi então que surgiram as primeiras versões do evento que, hoje, chamamos de “chá de panela”.

Nos casos necessários, amigos e familiares da noiva reuniam objetos valiosos e até mesmo dinheiro para que os custos da união fossem arcados. E ainda que não seja mais exigido os “dotes”, a tradição de unir pessoas queridas em um evento pré casamento permanece aquecida.

Além de toda alegria e descontração que o momento proporciona aos presentes, o encontro pode ser fundamental para que os noivos ganhem os utensílios de cozinha indispensáveis para o bom funcionamento de uma casa e não precisem extrapolar suas contas bancárias.

Parece perfeito ganhar presentes e esquecer as preocupações do grande dia, concorda? E realmente é!

No entanto, para que os registros sejam apenas de amor, felicidade e cumplicidade, é preciso saber o que fazer em um chá de panela e organizar com atenção cada detalhe. Mas não se desespere! Pontuamos os pontos principais para um chá de panela inesquecível, acompanhe:

A melhor data

Embora o calendário exiba doze meses recheados de dias, como diz o velho ditado popular “o tempo voa em um piscar de olhos”. Por isso, para que os convidados possam se programar e não fiquem sobrecarregados com os compromissos do casamento, o aconselhável é agendar o chá de panela para, no mínimo, um mês antes do dia de dizer sim no altar.

O que servir

Ninguém conhece mais a preferência culinária dos seus convidados que você, não é? E para agradar essas pessoas queridas e não errar na escolha, o fundamental é montar um cardápio de acordo com o gosto da maioria, o horário e local do encontro.

O-que-servir-em-um-cha-de-panela

Entre os tradicionais salgadinhos e os deliciosos caldos quentes ou frios, há uma infinidade de opções gastronômicas e até mesmo a contratação de um serviço de buffet.

Quem convidar

Embora a lista de convidados seja a parte mais temida de grande parte dos casais apaixonados, não é preciso ter receio no momento de listar os nomes para o chá de panela.

quem-convidar-para-o-chá-de-panela

A princípio, a comemoração era destinada somente ao público feminino, entretanto, muitos não abrem mão da presença masculina, afinal, o indicado é que essa confraternização seja o mais íntimo possível, isto é, só com as pessoas mais próximas.

Como definir o local e a lista de presentes

Há uma regra crucial para acertar o local do chá de panela: procurar conforme o número de convidados. Ainda que pareça banal, esse truque é capaz de eliminar facilmente os locais inapropriados e apontar os viáveis para uma boa recepção.

Uma dica valiosa para quem deseja diversão e economia é reunir os convidados na área de lazer de sua casa mesmo ou em um local emprestado e, claro, inserir produtos úteis e acessíveis na lista de presentes, como abridor de garrafa, cesta para pães, ralador e cortador de pizza.

Opções de entretenimento

Não há nada mais chato que uma festa parada, concorda? E diante de tantas brincadeiras propostas para esse tipo de evento, não há motivo para deixar seus convidados entediados. Sendo assim, aposte em jogos como “eu já, eu nunca” e “aliança no bolo”.

brincadeiras-para-fazer-em-um-chá-de-panlea

Anotou todas as dicas? Viu só como basta saber o que fazer em um chá de panela para que a organização seja fácil? Colecione os melhores momentos desse evento e depois volte para nos contar, vamos adorar compartilhar cada detalhe