Durante a vida é natural fazer novas amizades, criar laços com pessoas importantes e aumentar o número de seguidores nas redes sociais. Mas quando o assunto é fazer a lista de convidados para o casamento, não é tão simples escolher todo mundo que conhece, concorda?

Mas, acalme-se! Ter dúvidas com relação à quantidade de convidados é mais comum do que imagina. Afinal, é necessário convidar todo mundo, incluindo os familiares distantes? Posso chamar apenas pessoas mais próximas? Assim como você, diversos casais precisam lidar com a pressão e definir o número certo de pessoas, de acordo com o orçamento e afinidade.

Saber a quantidade exata de convidados é essencial para definir o orçamento do casório. Contudo, para descomplicar a vida dos noivos com essa missão, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a definir a lista de convidados do seu casamento. Quer saber mais? Siga as instruções desse post e faça as escolhas certas!

Quem é indispensável convidar?

Em primeiro lugar, convide os familiares com aproximação imediata, como pais e irmãos. Em seguida, pense nas pessoas que são da família e que fazem parte do convívio do casal, estendendo o convite para tios, primos, avós, sobrinhos. Por fim, liste os amigos de longa data, aqueles que conhecem os noivos e, de certa forma, acompanharam a trajetória dos pombinhos antes do casamento.

onvidar-parentes-para-casamento

Claro que você não precisa convidar todos os seus amigos do Facebook ou chamar aquele colega que concluiu o primário com você, mas que nunca mais viu. Isso mostra que, fazer uma boa seleção é importante para não exceder na quantidade, combinado?

Quem não precisa chamar?

Não ser convidado para uma festa de casamento, mesmo conhecendo os noivos, é uma situação chata, mas necessária. Tratando-se de um evento mais simples ou até mesmo íntimo, não é obrigatório convidar familiares distantes, como aqueles tios que você não vê faz um século.

A mesma regra vale para os colegas de trabalho! Sempre rola a dúvida: preciso chamar meu patrão e todos os funcionários da empresa que trabalho? A resposta é não! De preferência para os amigos mais próximos, ou seja, aqueles que o casal tem contato
fora do expediente.

convidar-amizades-no-trabalho

E falando em regras, essa norma se aplica para outros casos, como vizinhos, amigos dos pais e colegas de faculdade. Pense no orçamento disponível e nível de proximidade com cada convidado, assim chegará a um consenso em sua lista.

Defina a quantidade de acordo com o espaço da festa

Digamos que você convide trezentas pessoas para casamento, já avaliou se o espaço para a recepção é suficiente? Pensar na infraestrutura é outro fator que ajuda a definir a quantidade de convidados. Então, certifique-se que haverá espaço para as mesas e para que todos se sintam confortáveis.

Considere também o espaço disponível para a dança, arranjos, mesa do bolo, entre outras áreas que demandam planejamento. Se a cerimônia acontecer na igreja, é importante também saber se haverá lugares disponíveis para que todos assistam “o sim” devidamente acomodados.

Solicite confirmação de presença

Como já sabe, cada convidado gera um custo para os noivos. Para prever uma quantidade aproximada peça a confirmação de presença com antecedência. Lembre-se de que, esse gesto não é indelicado e pode te ajudar a controlar o orçamento e evitar que falte algo ou gastos excessivos.

solicitar-confirmação-de-presença

Para te ajudar no planejamento, solicite a confirmação através do e-mail da cerimonialista e determine um prazo.

Pense de forma racional ao fazer a lista

Sabemos que o momento é de pura felicidade, mas na hora de fazer a lista de convidados a emoção precisa ficar de fora. O desejo de convidar todo mundo e celebrar o evento com várias pessoas que são queridas é grande, mas é essencial controlar o impulso e pensar com o próprio bolso.

Uma dica para não tornar essa tarefa um problema é negociar com os fornecedores e definir os melhores valores para não precisar sacrificar algumas pessoas da lista. Outra sugestão é não se estressar com isso.

Não importa se o evento é para cinquenta, cem ou mil pessoas. O dia do casamento precisa ser celebrado com convidados especiais que irão testemunhar essa união incrível. Já completou a lista? Então está na hora de providenciar os convites e essa missão você pode deixar com a gente! Entre em contato com nossa empresa e conheça as melhores opções!