O casamento é um dos momentos mais importantes na vida de um casal, por isso cada detalhe deve contribuir para a felicidade dos noivos. Contudo, tratando-se de um evento tão especial é essencial que os convidados conheçam algumas dicas de etiqueta para não fazer feio durante a cerimônia.

Escolher a roupa mais adequada ou saber como se comportar são dúvidas que podem surgir assim que o convite de casamento é entregue. Por outro lado, seguir algumas regras e formalidades são práticas necessárias, afinal ninguém quer cometer qualquer tipo de gafe e estragar a cerimônia, não é mesmo?

Então, antes que você escolha uma roupa branca ou se comporte de maneira equivocada, listamos algumas dicas de etiqueta que são obrigatórias durante a cerimônia de casamento. Confira com atenção para aproveitar ao máximo o evento!

Posso me vestir de branco?

madrinha-casamento-noiva-de-branco

Claro que não! Por mais que seja uma tradição que pertence somente aos vestidos de noivas, ainda é comum vermos convidadas vestindo roupas brancas.

Lembre-se de que, a cor é exclusiva para quem está subindo ao altar, por isso é importante respeitar a ocasião e evitar qualquer tipo de peça, mesmo que com tonalidades semelhantes como o off white, gelo e, assim por diante.

Posso chegar atrasado?

pode-chegar-atrasado-no-casamento?

Imprevistos podem acontecer em qualquer ocasião, principalmente nas cerimônias de casamento. No entanto, ver uma noite se atrasar para chegar ao altar é natural, mas essa prática não se aplica aos convidados.

Chegar atrasado à igreja ou na festa pode gerar interrupções e chamar a atenção desnecessária dos outros convidados. Assim, se programar com antecedência é a melhor sugestão para evitar o constrangimento, já que a noiva precisa ser a última a adentrar ao local.

Mas, se por acaso, o relógio não estiver ao seu favor, evite fazer barulhos para não atrapalhar o evento!

Posso levar um amigo?

brinde-festa-amigos-em-casamento

O casamento é um evento que todos gostam de participar, mas isso não inclui sua lista de amigos, ficou claro? Não se esqueça de que, toda a festa foi organizada pelos noivos e cada detalhe exigiu o pagamento de despesas.

Muitas festas são realizadas de acordo com o número estimado de convidados, por isso cada convite é entregue de forma individual, então evite solicitar convites adicionais para não aborrecer os noivos com esses detalhes que são inconvenientes, acima de tudo.

Posso levar o presente dos noivos para a festa?

Antigamente, era comum que os convidados levassem o presente no dia do evento. Por outro lado, essa prática não é mais recomendada, considerando que nem sempre os noivos saem da festa direto para a casa, além de ser complicado o próprio transporte.

Dessa forma, muitos presentes ficam no salão ou são levados por outras pessoas, o que também pode dificultar o resgate, posteriormente. Então, se programe para entregar os presentes com antecedência e, de preferência, na casa dos noivos ou endereço dos pais.

Posso ir somente à festa?

festa-de-casamento-reservado

Todos os momentos do casamento são especiais e merecem a presença de todos os convidados. Ir somente à festa é um gesto indelicado e que não passa despercebido, acredite! Se por alguma razão ou imprevisto, você não consiga comparecer a cerimônia, avise os noivos com antecedência para evitar constrangimentos.

Participar da cerimônia que, além de linda e emocionante, é importante então faça de tudo para não faltar!

Posso levar docinhos e arranjos para casa?

etiquetas-para-casamento

Os doces são a parte mais deliciosa da festa de casamento, mas é errado encher a bolsa para comer no outro dia. A mesma regra vale para os arranjos da mesa, que podem ser alugados e ainda gerar custos para os noivos depois, então fica a dica!

Contudo, há exceções! Caso os noivos autorizem e informem aos convidados, você pode levar, mas fique atento para não exagerar na quantidade!

Claro que existem outras dicas de etiqueta que são importantes, como não exagerar na bebida alcoólica, não brigar pelo buquê, não vestir roupas muito curtas, entre outras questões que também são inadequadas, mas que valem toda a nossa atenção!

hora-de-jogar-o-buque

Agora que você já conhece todas as formalidades, pode curtir o casamento da melhor maneira e sem erros! Quer aprender novas dicas? Então acesse todos nossos artigos [LINK DO ARTIGO].