Os dias que antecedem o casamento são marcados por muitos acontecimentos importantes que celebram a união do casal. O chá de cozinha é um deles. Além de ajudar a noiva e equipar sua cozinha com utensílios úteis, essa é uma ocasião em que os convidados podem se divertir muito.

No entanto, saber como organizar o chá é indispensável para tornar o evento pré-casamento inesquecível para todos. Mesmo sendo preparado por amigos, padrinhos ou pela própria noiva, cada detalhe é de extrema importância.

Está sem tempo para organizar o chá de cozinha? Confira as nossas dicas rápidas e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Defina a data

Você sabe quando realizar o chá de cozinha? Como de costume, o chá pode acontecer um mês antes do casamento. Claro que o evento pode ser realizado antes, mas evite definir a data em cima da hora ou muito próximo da celebração.

Já o planejamento, o ideal é que aconteça até dois meses antes do chá. Embora seja uma comemoração informal, alguns cuidados precisam ser tomados com relação aos preparativos, então ganhar tempo é a melhor sugestão para que tudo saia perfeito.

Faça a lista de convidados

Assim como acontece no casamento, a lista de convidados é o primeiro passo na organização do evento. Embora seja uma festa descontraída, é necessário definir se haverá apenas mulheres ou será uma celebração mista, onde homens também participam.

Após pensar nesta questão, inicie a lista baseando-se nos convidados que já estão selecionados para a festa de casamento. Se preferir, pode convidar também pessoas mais íntimas ou próximas!

Escolha o local da festa

O chá pode ser realizado em diferentes lugares, sendo essa uma grande vantagem para os organizadores. Dependendo da lista de convidados, o espaço pode ser maior ou menor, de acordo com o orçamento disponível pelos noivos.

Caso seja um evento mais íntimo, a festa também pode ser realizada em residências, chácaras ou pequenos salões. Neste momento, não há necessidade de grandes investimentos, já que todo o glamour está reservado para o dia do casamento.

Escolha o que irá servir

Existem diferentes chás de cozinha, mas em todos eles o cardápio é uma escolha importante. Se o evento acontecer de dia e somente para mulheres, o menu pode incluir comidas mais leves e doces diversos. Por outro lado, se a festa ocorrer à noite, salgadinhos, petiscos e frios também são bem-vindos!

Pense na decoração

O chá será temático? Fazer esta pergunta faz toda a diferença quando o assunto é decoração. O legal é que existem vários temas que podem ser escolhidos, sem falar que a festa também pode ser decorada com fotos dos noivos, além de outros objetos que representem o amor do casal.

Se faltar criatividade nesta hora, busque inspiração em porta-retratos, cadernos para os convidados anotarem recados, painéis de fotos, balões, entre outros itens decorativos.

Faça a lista de presentes

Chegamos a um ponto importante de todo chá de cozinha: a lista de presentes. Para não ganhar presentes repetidos ou que não precise, é legal falar aos convidados o que gostaria de ganhar e o que realmente precisa para sua cozinha.

Para facilitar a vida de todos, monte uma lista online ou disponibilize as escolhas em estabelecimentos e lojas específicas, por exemplo. Assim, todos podem acompanhar as compras de cada um!

Defina as brincadeiras

As brincadeiras são uma tradição em muitos chás de cozinha. No entanto, antes de pensar na diversão, lembre-se de consultar os noivos e pedir a opinião do casal, caso seja os amigos ou padrinhos que estejam organizando o evento.

A quantidade de brincadeiras pode ser definida de acordo com a duração da festa, reservando tempo para que os convidados se sirvam no buffet e apreciem a festa, para que o chá não fique cansativo.

Anotou todas as dicas para organizar o chá de cozinha? Então agora é só entregar os convites e pensar em toda diversão! Se preferir, faça um roteiro com nossas sugestões e deixe espaço para as surpresas! Gostou do nosso artigo? Então compartilhe em suas redes sociais!