Organizar um casamento gastando pouco ainda é um grande desafio para quem vai subir no altar. Além dos gastos com vestido, buffet e cerimônia, os noivos precisam se preocupar com outro detalhe importante no orçamento: a decoração.

decoracao-rustico-chique-casamento-rustico

Considerado o grande vilão, a decoração é um dilema que todos os casais precisam enfrentar com cautela. Felizmente, existem alguns temas que, embora sejam mais acessíveis, não deixam a sofisticação de lado, como organizar um casamento rústico, por exemplo.

Conhecido pelo de uso de móveis amadeirados, flores silvestres e elementos mais simples, o tema rústico propõe um ambiente aconchegante e elegante para os convidados. A boa notícia é que além de linda, essa decoração é ideal para quem deseja economizar nos gastos.

Então, antes de dizer sim no altar, é necessário aceitar as nossas dicas para descobrir como fazer um casamento rústico – e incrível – gastando pouco. Confira!

 

Faça o casamento ao ar livre

Um ambiente arborizado é um excelente cenário para a entrega das alianças. Mas o contato com a natureza não é a única vantagem de um casamento rústico. A própria iluminação natural é um recurso romântico e que também pode sair mais barato para o bolso.

 

casamento-rustico-chique-cerimonia-foto-my-paper-convites
Foto de casamento rústico ao ar livre

 

Lembre-se de que, esse tipo de casamento não exige muitos esforços com decoração, apenas o uso de elementos mais simples, como vasos de flores, enfeites com cores terrosas, móveis de madeira, entre outros detalhes artesanais que dão um toque especial à paisagem.

 

Utilize móveis próprios

Para dar aquele efeito vintage ao seu casamento, o uso de móveis antigos é uma ótima alternativa para os noivos. Além disso, um simples varal com fotos do casal é suficiente para emocionar e enfeitar o local, além de outros objetos que valorizam o ambiente, como caixas de madeira, recipientes de vidros, escadas, cadeiras e outros móveis antigos que proporcionam uma atmosfera diferente no ar.

Embora seja mais barato, vale a pena considerar que são decorações que exigem maior tempo para execução, então reserve em sua agenda alguns dias para confeccionar tudo ou contrate um decorador para te ajudar com isso!

mesa-de-bolo-para-casamento-rustico-paletes
Mesa de bolo para casamento rústico usando paletes

 

Escolha sempre flores da época

As flores são importantes em qualquer cerimônia, concorda? Porém, em uma decoração rústica elas se tornam presença obrigatória.

Isso mostra que, em vez de comprometer todo o seu orçamento com a floricultura é essencial pesquisar o preço e escolher sempre flores de época, já que possuem valores mais acessíveis em determinados meses.

decoração-de-casamento-rústica-e-romântica-flores-naturais
decoração-de-casamento-rústica-e-romântica-flores-naturais

Outra opção é pesquisar espécies que custam um preço médio durante todo o ano, assim você evita gastos desnecessários e planeja um casamento lindo e perfumado do mesmo jeito.

 

Faça você mesmo

Você já imaginou o quanto irá gastar com o convite de casamento, lembrancinhas e arranjos de mesa? A conta pode ser muito grande, mas antes de adiar o casamento saiba que existem maneiras de sair gastando pouco e, ainda assim, impressionar os convidados.

Isso mesmo! Através do método DIY ou faça você mesmo, muitos noivos estão economizando em seu casamento e alcançando resultados satisfatórios. Em alguns momentos, a contratação de profissionais especialistas será necessária, mas isso não significa que você não pode elaborar sozinha a lembrancinha que será entregue aos padrinhos.

casamento-rustico-simples-faça-você-mesmo
Ideias de decoração para casamento rústico

O segredo para fazer você mesmo é usar a criatividade e assistir alguns tutoriais na internet que ensine a desenvolver convites e outros elementos decorativos. E, tratando-se de um casamento rústico, a possibilidade de utilizar materiais mais baratos é maior, incluindo fitas de renda, juta, barbantes, ramos de galho, entre outras opções artesanais.

 

Escolha bem o cardápio

Servir o melhor menu é um sonho que pode se tornar um pesadelo para alguns noivos. Sem dúvidas, o buffet é um dos principais gastos de um casamento, por isso ele precisa ser bem planejado para que não traga prejuízos financeiros.

Contudo, a realização de um casamento ao ar livre permite algumas vantagens! Para reduzir o número de garçons, os próprios convidados podem se servirem, por exemplo. No cardápio também é interessante pensar em comidas frescas e mais acessíveis, como saladas frias, canapés, sucos, salgadinhos, queijos, torradas, entre outras opções mais leves que combinem com um casamento.

Se desejar ainda servir um jantar completo, as sugestões de massas, peixes e carnes também são bem-vindas e podem encerrar a comemoração com chave de ouro.

 

Faça a festa no mesmo lugar da cerimônia

Comemorar com os convidados no mesmo local onde foi realizado a cerimônia tornou-se uma tradição em muitos casamentos. Além de evitar o deslocamento para outro local, este gesto pode beneficiar principalmente o bolso, já que os gastos com igreja e outros estabelecimentos serão cortados do orçamento.

 

Se você adora flores silvestres, contato com a natureza e deseja casar-se gastando pouco, o casamento rústico é a melhor opção para o grande dia! Gostou de conhecer as nossas dicas? Está preparado para organizar o momento mais importante da sua vida? Então continue acompanhando os nossos artigos, basta se inscrever em nossa newsletter!